Espaços acadêmicos e a colonialidade:

o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Decolonial;, Ciência Contra Hegemônica, Racismo Institucional, Movimentos Sociais

Resumo

Este artigo, realizado a partir dos estudos durante o Mestrado em Ciências da Educação, tem o intuito de refletir como as consequências do colonialismo e da colonialidade continuam presentes no nosso meio social e acadêmico, promovendo exclusões, apagamentos e silenciamentos das populações subalternizadas pelo cânone da ciência hegemônica. Assim, discute-se sobre a colonialidade do poder, do ser, do saber e do gênero na construção da ciência moderna num contexto de regulação/emancipação e apropriação/violência, promovida pelas linhas abissais entre o Velho e o Novo mundo e entre grupos subalternizados e grupos privilegiados. Assim, reflete-se sobre os caminhos do pensamento decolonial e do fortalecimento do conhecimento-emancipação, a partir de atores e movimentos sociais que possibilitam o confronto às estruturas de poder. 

 

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Biografia do Autor

Kenia Adriana Reis Silva, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/ Portugal. Graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Básica pela Universidade do Estado da Bahia; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade São Bento da Bahia. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Lauro de Freitas, atuando no Ensino Fundamental I numa escola em território quilombola. Tem interesse em estudos decoloniais, envolvendo questões socioculturais, de patrimônio e de valorização dos povos indígenas e em diáspora africana. Integrou comissões para o desenvolvimento de políticas púbicas educacionais.

Carlos Eduardo Carvalho de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002);Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2005) ; Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015); Pós - Doutor, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Conselheiro Municipal de Educação (CME), na Cidade do Salvador. Conselheiro Municipal do FUNDEB, na cidade do Salvador ; Pesquisador no Grupo de Pesquisa Memoria da Educação da Bahia PROMEBA / PPGEDUC/UNEB. Coordenador da REMEMU - Rede de Memória da Educação Municipal / PROMEBA / PPGEDUC / UNEB; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Historia e Interculturaridade - GPEHI / UFS; Docente Titular na - Faculdade Integrada Ipitanga ? FACIIP/UNIBAHIA; Docente Titular no Instituto de Educação Satyro Dias ? IESD/FAC. Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Salvador ? SMED/PMS. Diretor Pedagógico - IESD / FAC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Quilombola, Educação escolar Quilombola, Educação para as relações étnico-racial; Cultura afro - indígena , formação do educador.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, K. A. R., & Santana, C. E. C. de. (2021). Espaços acadêmicos e a colonialidade:: o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 486–503. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13094

Edição

Seção

Dossiê: Branquitude e racismo estrutural na Universidade