Espaços acadêmicos e a colonialidade:
o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder
Palavras-chave:
Pensamento Decolonial;, Ciência Contra Hegemônica, Racismo Institucional, Movimentos SociaisResumo
Este artigo, realizado a partir dos estudos durante o Mestrado em Ciências da Educação, tem o intuito de refletir como as consequências do colonialismo e da colonialidade continuam presentes no nosso meio social e acadêmico, promovendo exclusões, apagamentos e silenciamentos das populações subalternizadas pelo cânone da ciência hegemônica. Assim, discute-se sobre a colonialidade do poder, do ser, do saber e do gênero na construção da ciência moderna num contexto de regulação/emancipação e apropriação/violência, promovida pelas linhas abissais entre o Velho e o Novo mundo e entre grupos subalternizados e grupos privilegiados. Assim, reflete-se sobre os caminhos do pensamento decolonial e do fortalecimento do conhecimento-emancipação, a partir de atores e movimentos sociais que possibilitam o confronto às estruturas de poder.
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