Cultura popular

Articulações entre religião e cultura afro-brasileira

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Cultura popular, Afro-brasileiro, Nosso Sagrado, Cultura negra

Resumo

Discutimos o conceito de cultura popular a partir de espaços de memória da cultura negra, em contextos teóricos em que vigoram divergências e disputas. Os trabalhos de Chartier (1995), Canclini (1983), Simas (2020), Munanga (1990) e outros, são importantes referências para o trabalho. Ressaltamos como o capitalismo reforça as diferenças sociais, refletindo seus absurdos na forma como empreendemos e compreendemos a cultura. De forma a exemplificar e corroborar a discussão, relembramos situações de intolerância religiosa movidas pelo sentimento de racismo, frutos da depreciação da cultura popular brasileira. A campanha Liberte Nosso Sagrado e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, importantes movimentos pró-cultura, são a tela principal da nossa discussão, que busca não apenas enaltecer a importância da valorização da cultura afro-brasileira, mas impulsionar a reflexão afrocentrada, numa tentativa de movimento anticolonial e descolonial. 

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Biografia do Autor

Eneida Fiori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da UERJ (2021). Especialista em Gestão Escolar, pela UERJ (2019). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores - UERJ (2011). Atualmente é Professora Doc I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Grupo de pesquisa Seraphicus e do Grupo de pesquisa e extensão Coletivo Memorar.

Erica Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Ensino de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2018). Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional (2014). Graduação em Pedagogia - FAESA (2012). Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo pesquisas atuando nos seguintes temas: Educação e cidade; espaços e História e Cultura Afro-brasileira.

Luiz Fernando Conde Sangenis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Luiz Fernando Conde Sangenis é fluminense, natural da cidade de Niterói-RJ, antiga Capital do Estado do Rio de Janeiro. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1992) e em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1994). É Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2004), com período de doutorado sandwich na Universidade de Évora (Portugal); em ambos os cursos, foi orientado pela Profa. Dra. Célia Frazão Soares Linhares. Concluiu estudos de pós-doutoramento em História da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a supervisão do Prof. Dr. Dermeval Saviani (2016). É professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Procientista da UERJ e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Lidera o Grupo de Pesquisa Seraphicus e é membro do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação. Coordena a Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil, formada por pesquisadores nacionais e estrangeiros (Alemanha, Espanha, Itália e Portugal). Coordena as ações de cooperação internacional entre a UERJ e a Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase nos estudos dos Fundamentos da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: filosofia da educação, sociologia da educação, história da educação brasileira, formação de professores e educação franciscana.

Referências

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Fiori, E. da S., Morais, E. R. V. de, & Sangenis, L. F. C. (2021). Cultura popular: Articulações entre religião e cultura afro-brasileira. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 389–413. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13030

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução