Sabela e o dilúvio
A reescrita da gênese do povo brasileiro
Palavras-chave:
Sabela, Conceição Evaristo, dilúvio, transmissão, memóriaResumo
O presente artigo pretende investigar o conto “Sabela”, de Conceição Evaristo, como uma possível reescrita da gênese do povo brasileiro. Para refletir sobre o tema, iremos, em primeiro lugar, pensar sobre os mitos e a memória coletiva, sendo elas parte do que nós chamamos de “lembranças fundadoras”. Em seguida, iremos estudar a oposição presente entre a cultura letrada e os saberes populares, para entender os pontos de discordância emanentes dessa dinâmica. Para terminar, falaremos sobre a importância da transmissão da memória. Nesse caso, um destaque especial será dado à transmissão oral das histórias por um povo marginalizado. Por isso, a teoria de Pollack (1993), sobre as “memórias subterrâneas”, constituirá um alicerce teórico fundamental para o nosso raciocínio. Veremos a importância do papel do escritor no resgate e na transmissão da memória coletiva, que, no caso de Conceição Evaristo, foram transmitidas oralmente num quadro informal (familiar ou comunitário), para depois serem colocados na escrita.
Downloads
Referências
DERIVE, Jean. L’Afrique: mythes et littératures. In : D.Chauvin ; A. Siganos ; P.Walter. Questions de mythocritique, Imago. pp. 11-20, 2005.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
ELIADE, Mircea. Aspects du mythe. Paris : Folio, 1963.
ELIADE, Mircea. Mythes, rêves et mystères. Paris : Folio, 1957.
GLISSANT, Édouard. Le discours antillais. Paris : Gallimard, 1997.
MEMMI, Albert. Portrait du colonisé précédé du portrait du colonisateur. Paris : Éditions Payot, 1973.
OLIVIERI-GODET, Rita. Amérindiens et Noirs dans l’espace de la représentation. In : OLIVIERI-GODET, R. (Org.) Cartographies littéraires du Brésil actuel : espaces, acteurs et mouvements sociaux. Bruxelles : Éditions scientifiques internationales, 2016.
POLLAK, Michael. Une identité blessée. Paris : Éditions Métailié, 1993.
SOUSA, Assunção. A fortuna de Conceição - Posfácio a Histórias de leves enganos e parecenças In: EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.