Ensino de filosofia e exercício da aprendizagem
Conversa sobre uma experiência quilombola
Palavras-chave:
Ensino de filosofia, comunidade quilombola, experiênciaResumo
A proposta deste texto é conjugar alguns elementos centrais de reflexões importantes sobre o ensino de filosofia, que vem se consolidando nos últimos anos no conturbado cenário brasileiro, marcado por uma abertura no campo da filosofia e da pesquisa em filosofia e, ao mesmo tempo, por uma série de retrocessos que afetam a educação no país como um todo. Precisamos reconhecer, de antemão, que se trata de uma experiência formal, mesclando a reflexão teórica com uma entrevista, procurando potencializar a relação dentre vida e pensamento. Nesse sentido, procuramos aproximar esse repertório com algumas reflexões trazidas a partir da experiência do ensino de filosofia na escola quilombola da comunidade João Surá, no PR, e pensar os efeitos dessa experiência na formação do professor de filosofia e seus desafios metodológicos e o permanente questionamento da natureza da filosofia e seu ensino, como nos instiga Alejandro Cerletti.
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Referências
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