A Etnoprintgrafia na Educação
O conceito de infância e o papel da fotografia no documentário nascidos em bordéis
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o ativismo fotográfico da diretora de cinema e fotógrafa Zana Briski a partir do documentário Nascidos em Bordéis, dirigido por ela e Ross Kauffman - 2004. O texto discute e analisa a participação ativista da referida fotógrafa, buscando compreender de que modo sua participação contribui na vida social das crianças com as quais ela convive durante o desenvolvimento de sua pesquisa. O artigo é fruto da pesquisa on-line desenvolvida no grupo de pesquisa Ciberxirè, e traz a etnoprintgrafia como proposta metodológica de pesquisa em educação. A análise destaca a sua sensibilidade, participação e intervenção no cotidiano das crianças e sua contribuição no processo de registro de imagens para o cinema. Propõe-se uma discussão a partir dos conceitos de infância, cotidiano e ativismo fotográfico numa perspectiva da pedagogia do olhar.
Palavras-chave: educação; fotografia; ativismo; cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.