O cientista é um homem branco ocidental
Uma análise de livros didáticos de Biologia
Resumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla em que estamos investigando as mudanças e permanências nos discursos sobre Genética e Evolução antes e depois da promulgação da lei 10.639/2003. Nesse artigo apresentamos uma análise situada historicamente da representação de cientistas em uma obra didática de Biologia. Analisamos coleções de três anos diferentes (1997; 2006 e 2016), que correspondem ao período anterior, contemporâneo e posterior à promulgação da referida lei e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Particularmente, buscamos nos discursos genético e evolutivo, a presença de cientistas e sua representação. O nosso referencial teórico-investigativo está baseado nos Estudos Culturais, destacando-se as noções de representação, identidade e diferença. Examinamos como cientistas são representados nas coleções, levando em consideração o texto e as imagens. Ao analisar os cientistas citados no texto, levamos em conta sua nacionalidade e seu gênero, já nas imagens, examinamos a representação étnico-racial e o gênero. A ênfase de nossa análise recaiu sobre a nacionalidade e a representação étnico-racial, mas sem deixar de levar em consideração a questão de gênero. Nesse processo utilizamos uma metodologia articulando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com a análise de discurso sistematizada por Orlandi (2015), empreendendo uma análise discursiva. Tendo como eixo central a ideia de representação desenvolvida por Hall (2016), buscamos compreender quais as filiações históricas da representação do cientista no Ocidente e como essa é construída a partir de regimes de inclusão e exclusão, ou seja, de produção de identidade e diferença. Constatamos que os discursos sobre Genética e Evolução ajudam a construir a noção de um sujeito “universal” da Ciência Moderna, a saber o homem branco ocidental e que essa representação pouco mudou ao longo do tempo.
Palavras-chave: Representação; Estudos Culturais; Ensino de Biologia; Educação das relações étnico-raciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.