A psicologia como ferramenta de inclusão de alunos refugiados nas escolas brasileiras
Resumo
Este trabalho de caráter qualitativo tem como objetivo compreender como diferentes experiências na Psicologia poderiam contribuir no acolhimento e integração escolar de alunos refugiados. Realizamos breves discussões e reflexões teóricas a partir da leitura e análise de produções bibliográficas recentes no campo da Psicologia Educacional-escolar. Apontamos que é necessário reforçar a figura do psicólogo educacional-escolar não como um agente à parte, mas como um catalisador sociocultural nos processos educacionais, permitindo trocas e hibridizações culturais. Na análise realizada, quando considerada a problemática do refúgio, reafirma-se a atualidade em se pensar uma Psicologia Educacional-escolar não psicologizante, não patologizante e ético-politicamente comprometida.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicologia Educacional; Refugiados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.