Aprendizes de griô
Pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana
Resumo
O campo educacional é alvo de disputas entre diferentes atores sociais. Neste trabalho, defende-se o estabelecimento de ações pedagógicas que visam contribuir para a superação de estruturas opressoras que operam no contexto brasileiro, como o racismo. Nesse sentido, buscou-se propor elementos que podem promover o desenvolvimento de relações étnico-raciais mais justas a partir da Educação Científica e Tecnológica, conforme previsto na Lei Federal nº 10.639/03. Para isso, com inspiração na figura dos Griôs, parte-se do estudo bibliográfico, debates e divulgação de algumas das inúmeras contribuições africanas para a Ciência e Tecnologia (CT), realizadas por um grupo de pesquisa composto por estudantes e servidores da Rede Federal de Educação. Foram apresentadas contribuições nas áreas de medicina, química, astronomia, matemática, filosofia, dentre outras. Estima-se que o questionamento da neutralidade científica, da história única, e o reconhecimento de saberes historicamente silenciados podem contribuir para a formação cidadã crítica e decolonial dos estudantes e no combate às desigualdades, por meio da educação escolar comprometida com a transformação social.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Educação Científica e Tecnológica; Divulgação Científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.