De menina à rainha/de rainha à menina

Identidades tecidas em narrativas afrodiaspóricas

Autores

Resumo

Pensar a produção de saberes através das narrativas circulantes no espaço do terreiro e como esses saberes/narrativas contribuem para a formação de identidades são alguns dos diálogos e reflexões propostos neste ensaio. A partir das falas de uma adolescente candomblecista e sua trajetória dentrofora do terreiro, vou buscando caminhos possíveis, a partir das práticas cotidianas desse espaçotempo de tradições afrodiaspóricas, para pensar sobre narrativas outras e suscitar perguntas sobre escritas outras. Também considerar como esses saberes podem contribuir para a formação de identidades para além das formatações ocidentais postas.

Palavras-chave: Educação no Terreiro; Tradições Orais; Saberes Afrodiaspóricos.

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Biografia do Autor

Marta Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação/UNICAMP (bolsista CAPES); Professora Substituta/UFRRJ-IM

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Ferreira, M. (2021). De menina à rainha/de rainha à menina: Identidades tecidas em narrativas afrodiaspóricas. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 122–135. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11366

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina