Embranquecer para quê?
Bleaching e o estudo dos fenóis como uma proposta didática para o ensino de química e as relações etnicorraciais
Resumo
Mulheres de algumas partes do mundo tem utilizado cosméticos para embranquecer a própria pele. Chamado de bleaching, a técnica tem movimentado milhões na indústria de dermocosméticos em países da Ásia, África e nos Estados Unidos. No Brasil, a prática ainda não é difundida e acreditamos que isso se deve ao fato do nosso país acreditar em um mito de democracia racial em que pessoas negras não são consideradas pessoas negras. O bleaching causa sérios problemas de saúde, utiliza compostos químicos indiscriminadamente; um deles é a hidroquinona, e tem relação com a racismo, identidade negra e gênero. Este artigo tem como objetivo propor uma sequência didática para o Ensino de Química voltado para as temáticas raciais e que utilize A Química dos Fenóis como ponto de partida para a discussão sobre embranquecimento, racismo e tecnologias colonizadoras de corpos de mulheres negras.
Palavras-chave: Embranquecimento; Fenóis; Ensino de química; Relações étnico-raciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.