Qualidade da educação em Moçambique

Uma análise a partir dos indicadores educacionais

Autores

Resumo

O presente estudo versa sobre a qualidade da educação no sistema educacional moçambicano. Problematiza e esclarece o sentido construído sobre a qualidade da educação a partir dos indicadores de qualidade. Baseia-se na pesquisa bibliográfica, sobretudo em obras de especialistas no assunto, abrangendo o período de 1990 a 2018. As palavras-chave utilizadas para a busca de tais obras foram basicamente: “qualidade da educação; indicadores de qualidade”. O estudo justifica-se porque, de ano em ano a sociedade tem reclamado sobre a qualidade da educação do sistema educacional moçambicano bem como dos resultados de avaliação nacionais (exame) que reafirmam o baixo rendimento dos alunos, consolidando a crença de que a escola moçambicana não oferece uma educação de qualidade à população que a procura. Outrossim, o estudo procura colaborar com a discussão no campo educacional. Ao final de leituras e análises feitas, foi possível perceber que a qualidade de educação no sistema educacional moçambicano deve ser alcançada tendo em conta a participação de professores, a motivação destes que passa pela boa remuneração salarial, alocação de equipamento nas salas de aulas, currículo rico e atualizado.

Palavras-chave: Qualidade; Qualidade da educação; Indicadores de qualidade.

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Biografia do Autor

António Fernando Zucula, Academia de Ciências Policiais (ACIPOL / Moçambique)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2018). Professor Auxiliar na Academia de Ciências Policiais. Docente da Universidade São Tomás de Moçambique; do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique e do Instituto Superior Maria Mãe de África. Membro do Grupo de Pesquisa: Politicas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática-PADEM-Brasil

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Fernando Zucula, A. (2021). Qualidade da educação em Moçambique: Uma análise a partir dos indicadores educacionais. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 189–204. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11134

Edição

Seção

Dossiê: Educação Camponesa na América Latina