Qualidade da educação em Moçambique
Uma análise a partir dos indicadores educacionais
Resumo
O presente estudo versa sobre a qualidade da educação no sistema educacional moçambicano. Problematiza e esclarece o sentido construído sobre a qualidade da educação a partir dos indicadores de qualidade. Baseia-se na pesquisa bibliográfica, sobretudo em obras de especialistas no assunto, abrangendo o período de 1990 a 2018. As palavras-chave utilizadas para a busca de tais obras foram basicamente: “qualidade da educação; indicadores de qualidade”. O estudo justifica-se porque, de ano em ano a sociedade tem reclamado sobre a qualidade da educação do sistema educacional moçambicano bem como dos resultados de avaliação nacionais (exame) que reafirmam o baixo rendimento dos alunos, consolidando a crença de que a escola moçambicana não oferece uma educação de qualidade à população que a procura. Outrossim, o estudo procura colaborar com a discussão no campo educacional. Ao final de leituras e análises feitas, foi possível perceber que a qualidade de educação no sistema educacional moçambicano deve ser alcançada tendo em conta a participação de professores, a motivação destes que passa pela boa remuneração salarial, alocação de equipamento nas salas de aulas, currículo rico e atualizado.
Palavras-chave: Qualidade; Qualidade da educação; Indicadores de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.