Enigma de Qualidade de Educação e/ou Ensino
Uma releitura a partir de discursos e Práxis de Professores e Estudantes do Ensino Superior em Moçambique
Resumo
Este artigo reflecte sobre Enigma de Qualidade de Educação e/ou Ensino, a partir da releitura a de discursos e Práxis dos Professores e Estudantes do Ensino Superior. Assim, captou-se as percepções dos sujeitos de pesquisa e analisados à luz dos autores consultados. Este exercício visa contribuir na discussão em torno do objecto em estudo, constituindo-se não só em uma alternativa de debate teórico, mas também na melhoria dos processos educativos. A pesquisa optou por abordagem qualitativa, visto que, através da entrevista recolheu-se as opiniões e ideias junto dos entrevistados do seu entendimento sobre a qualidade do ensino. Constitui-se ainda técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliografia e documental. O artigo optou por uma amostragem não probabilística de 35 sujeitos de tipo intencional, dentre docentes e estudantes, afectos em 3 instituições do ensino superior. O conteúdo recolhido foi analisado à luz da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). O estudo entende que, a definição da qualidade de educação é medida, interpretada e percebida em função do contexto (académico, político, social, cultural, etc.) e do sentido que se pretende atribuir ao contexto e depende das variáveis que são accionadas, isolada ou colectivamente (económicos, políticos, sociais, culturais, ideológicos). Deste modo, qualquer tentativa de generalizar o seu entendimento e significado estarão fadados ao fracasso e incompreensão. A qualidade de ensino depende de formação de docentes, infra-estruturas; estudantes comprometidos; fenómenos naturais, corrupção, organização escolar, diálogo entre os factores intra e extra-escolares, conjugação harmoniosa do trinómio: pesquisa, ensino e extensão. Este trabalho defende, ainda, que a qualidade de ensino e/ou educação não depende apenas dos esforços do Estado e/ou Governo, mas requer a colaboração activa, pronta e responsável dos vários actores vivos da Sociedade.
Palavras-chave: Qualidade de ensino; Professores; Estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.