Simulações históricas e aprendizagem de conceitos: construindo ferramentas de análise da aprendizagem histórica em jogos eletrônicos

Autores

  • Alex Alvarez Silva

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento da pesquisa A história como jogo: simulações históricas em jogos eletrônicos, em desenvolvimento no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), e que tem por objetivo maior destacar as formas de representação da consciência histórica específicas dos jogos eletrônicos. Embora a pesquisa se encontre ainda em uma fase inicial, esperamos conseguir compartilhar aqui o potencial que vem se desenhando para a construção de ferramentas teórico-metodológicas que possibilitem uma análise do tipo de aprendizagem mobilizada nos jogos de simulações históricas, relacionando a linguagem procedimental dos jogos eletrônicos com o uso de conceitos específicos da consciência histórica dos/as jogadores/as por meio de sua competência narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Edição

Seção

Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação