O jogo do personagem no Trono de Ferro

uma análise estrutural do livro A Guerra dos Tronos e do primeiro episódio da série homônima

Autores

  • Edilei Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p239

Palavras-chave:

Jogo do personagem, Análise estrutural, A guerra dos tronos

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), orientada pelo professor Dr. José Carlos Félix e articulada com discussões do grupo de pesquisa Desleituras em Série. A pesquisa da qual deriva este artigo toma por objeto os três primeiros livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo e as três primeiras temporadas da série Game of Thrones (2011) a fim de problematizar como as temáticas da tradição literária medieval são retomadas e reelaboradas pelos livros e adaptadas deles para a TV. No entanto, aqui nos focamos no primeiro livro, A Guerra dos Tronos (1996:2010), e no primeiro episódio da primeira temporada da série de TV para analisar a construção do ponto de vista e do efeito de centralidade do elemento literário “personagem”, nos romances, e o emprego de estratégias cinematográficas, como mise em scene, movimento de câmera e enquadramento, para recriar esse efeito na série.

[Recebido: 18 de ago de 2016 – Aceito: 28 de nov de 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilei Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduando em Letras em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV, Jacobina. Membro do Grupo de pesquisa Desleituars em Série; Bolsista PICIN do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, sub-projeto A multifocalidade de pontos de vista como estratégia de ambivalência em “Enquanto Agonizo” de William Faulkner, orientado pelo Professor Dr. José Carlos Félix.

Referências

A GUERRA dos tronos. Direção: Alan Taylor; Brian Kirk. Produção: David Benioff; D. B. Weiss. Roteiro: Bryan Cogman; David Benioff; D. B. Weiss; George R. R. Martin. Estados Unidos da América: HBO. 2011. Disponível em: http://otorrents.com/Game-Of-Thrones-Season-1-2011-720p. Acesso em: 15 ago 2016. (Temporada 1)

JULLIER, L.; MARIE, M. Lendo as imagens no cinema. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

MACFARLANE, B. Background, issues and a new agenda. In: MACFARLANE, B. Novel to film: an introduction to the theory of adaptation. Calerdon Press: Oxford, 1996, p. 03-30. Disponível em: http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic84566.files/Required_readings/mcfarlane.pdf. Acesso em: 27 nov. 2016.

MARTIN, G. R. R. A guerra dos tronos. Tradução de Jorge Candeias. São Paulo: Leya, 2012. (As Crônicas de Gelo e Fogo; livro 1)

PRIMEIRO FILME. Enquadramentos: planos e ângulos. Disponível em: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos. Acesso em 27 nov 2016.

XAVIER, I. O olhar e a voz: a narrativa multifocal do cinema e a cifra da história em São Bernardo. Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 2, 1997. p. 126-138.

Publicado

2017-11-30

Como Citar

REIS, E. O jogo do personagem no Trono de Ferro: uma análise estrutural do livro A Guerra dos Tronos e do primeiro episódio da série homônima. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 239–251, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p239. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3512. Acesso em: 26 abr. 2024.