A música como ferramenta de aprendizagem da Língua Francesa

Autores

  • Gilson Garcia Couto Universidade do Estado da Bahia
  • Sílvia Maria Santos Marinho Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Língua, Música, Ferramenta, Aprendizagem do francês

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar o quanto a música pode contribuir no processo de aprendizagem do Francês como língua estrangeira em sala de aula. Percebe-se que a música, além de ser uma manifestação artística, pode proporcionar grandes benefícios, como a expressão de sentimentos, atuando no intelecto e beneficiando o corpo e a alma; por isso, contribui para a transformação e o desenvolvimento do indivíduo. Neste artigo, evidencia-se a importância que a música exerce como facilitadora do aprendizado de uma língua estrangeira, quando ela é cantada em outro idioma, no país de língua materna. Outrossim, será feita uma análise sucinta da parte teórica e prática sobre essa importância da música no ensino de língua estrangeira. Do ponto de vista da metodologia, foi utilizada a observação participada em sala de aula durante o estágio IV, além de análises de entrevistas por meio de questionários com professores de línguas estrangeiras, como Italiano, Inglês, que utilizaram a música como ferramenta no ensino de línguas e culturas estrangeiras nas escolas de Lyon, na França. A partir destas análises do estágio em sala de aula e das entrevistas, observa-se como a música pode facilitar a aquisição do conhecimento lingüístico, gramatical e cultural de uma língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

COUTO, G. G.; MARINHO, S. M. S. A música como ferramenta de aprendizagem da Língua Francesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 3, n. 1, p. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/969. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO