Estimulando Funções Executivas em sala de aula: o Programa Heróis da Mente.
Resumo
As Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades complexas que nos permitem direcionar o nosso comportamento para metas e objetivos, flexibilizar estratégias e pensamentos, assim como autorregular-se, controlar os impulsos, tomar decisões, realizar planos e solucionar problemas, sempre tendo em monitorando nosso progresso. Conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que estão envolvidas no controle e direcionamento do comportamento, responsáveis por orientrem e gerenciarem funções cognitivas, comportamentais e emocionais (Dias, 2013; Malloy-Diniz, Fuentes, Mattos, & Abreu, 2010) (Dias e Seabra, 2013; Malloy-Diniz et al., 2008). As FE atingem sua maturidade mais tardiamente, apresentam um desenvolvimento mais intenso entre 4 e 8 anos (Center on the Developing Child at Harvard University, 2011), e ao longo da adolescência até o início da vida adulta. Por conta desse longo processo de maturação e desenvolvimento, as FE são susceptíveis a desvios do seu desenvolvimento, acarretando em prejuízos e comprometimentos dessas habilidades.
Downloads
Referências
Arda, T. B., & Ocak, Ş. (2012). Social Competence and Promoting Alternative Thinking Strategies - PATHS Preschool Curriculum. Educational Sciences: Theory & Practice, 12(4), 2691–2698.
Bierman, K. L., Domitrovich, C. E., Nix, R. L., Gest, S. D., Welsh, J. A., Greenberg, M. T., … Gill, S. (2013). Promoting academic and social-emotional school readiness: the head start REDI program. Child Development, 79(6), 1802–17. doi:10.1111/j.1467-8624.2008.01227.x
Bodrova, E., & Leong, D. J. (2001). Tools of the mind: A case study of implementing the vygotskian approach in american early childhood and primary classrooms. Suiça: International Bureau of Education, UNESCO. Retrieved from http://www.ibe.unesco.org
Center on the Developing Child at Harvard University. (2011). Construção do sistema de “Controle de Tráfego Aéreo” do cérebro: como as primeiras experiências moldam o desenvolvimento das funções executivas: Estudo n. 11.
Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–68. doi:10.1146/annurev-psych-113011-143750
Diamond, A., Barnett, W. S., Thomas, J., & Munro, S. (2007). Preschool program improves cognitive control. Science (New York, N.Y.), 318(5855), 1387–8. doi:10.1126/science.1151148
Dias, N. M. (2013). Desenvolvimento e Avaliação de um Programa Interventivo para Promoção de Funções Executivas em Crianças. Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2013). Piafex – Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas. Menmon Edições Científicas.
Domitrovich, C. E., Cortes, R. C., & Greenberg, M. T. (2007). Improving young children’s social and emotional competence: a randomized trial of the preschool “PATHS” curriculum. The Journal of Primary Prevention, 28(2), 67–91. doi:10.1007/s10935-007-0081-0
Freitas, P., Cardoso, T., & Siquara, G. (2011). Programa de intervenção neuropsicológica nos transtornos de aprendizagem: uma proposta de pesquisa e extensão. Revista Extensão., 1(1), 89–93.
Green, C. T., Long, D. L., Green, D., Iosif, A.-M., Dixon, J. F., Miller, M. R., … Schweitzer, J. B. (2012). Will working memory training generalize to improve off-task behavior in children with attention-deficit/hyperactivity disorder? Neurotherapeutics : The Journal of the American Society for Experimental NeuroTherapeutics, 9(3), 639–48. doi:10.1007/s13311-012-0124-y
Izard, C. E., King, K. a, Trentacosta, C. J., Morgan, J. K., Laurenceau, J.-P., Krauthamer-Ewing, E. S., & Finlon, K. J. (2008). Accelerating the development of emotion competence in Head Start children: effects on adaptive and maladaptive behavior. Development and Psychopathology, 20(1), 369–97. doi:10.1017/S0954579408000175
Kendall, P. C. (1992). Stop and think workbook (Second.).
Lambertucci, M. R., & Carvalho, H. W. de. (2008). Avaliação da efetividade terapêutica de um programa de treinamento de pais em uma comunidade carente de Belo Horizonte. Contextos Clínicos, 1(2), 106–112. doi:10.4013/ctc.20082.06
Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed.
Meltzer, L. (2010). Promoting Executive Function in the Classroom (pp. 1–252). Guilford Press.
Miyake, A., Friedman, N. P., Emerson, M. J., Witzki, A. H., Howerter, A., & Wager, T. D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “Frontal Lobe” tasks: a latent variable analysis. Cognitive Psychology, 41(1), 49–100. doi:10.1006/cogp.1999.0734
Petersen, C. S., & Wainer, R. (2011). Terapias Cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed.
Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Del Prette, A., Amarante, C. L. D., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Pais de Crianças com Problemas de Comportamento. Psicologia: Reflexão E Crítica, 19(3), 407–414.
Raver, C. C., Jones, S. M., Li-Grining, C., Zhai, F., Bub, K., & Pressler, E. (1987). CSRP’s Impact on low-income preschoolers' preacademic skills: self-regulation as a mediating mechanism. Child Development, 82(1), 362–78. doi:10.1111/j.1467-8624.2010.01561.x
Roberts, G., Quach, J., Gold, L., Anderson, P., Rickards, F., Mensah, F., … Wake, M. (2011). Can improving working memory prevent academic difficulties? A school based randomised controlled trial. BMC Pediatrics, 11(1), 57. doi:10.1186/1471-2431-11-57
Rosário, P. S. L., Núñez, J. C., & Gonzalez-Pienda, J. (2007). Auto-regulação em ciranças sub-10. Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto Editora.
Tamm, L., Hughes, C., Ames, L., Pickering, S. J., Silver, C. H., Stavinoha, P., … Emslie, G. (2009). Attention training for school-aged children with ADHD: results of an open trial. Journal of Attention Disorders, 14(1), 86–94.
Yen, C.-J., Konold, T. R., & McDermott, P. a. (2004). Does learning behavior augment cognitive ability as an indicator of academic achievement? Journal of School Psychology, 42(2), 157–169. doi:10.1016/j.jsp.2003.12.001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____
(nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica I
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição
organizadora.