Abordagem Psicopedagógica com enfoque Neuropsicológico
Resumo
Parte-se do pressuposto que os indivíduos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem apresentam déficit na capacidade de aprender e, consequentemente, no desempenho acadêmico. Tal situação é decorrente da capacidade rebaixada em algumas funções cognitivas, como atenção, funções executivas e memória de trabalho. Constatando-se esse diagnóstico, pode-se propor um plano de intervenção, através de recursos diversificados, visando uma modificabilidade cognitiva. O presente trabalho descreve a aplicação do recurso informatizado como ferramenta de aprendizagem, na ação psicopedagógica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
-Barbosa, Laura Monte Serrat e Colaboradores. Segredos do Aprender. São José dos Campos: Pulso, 2010.
- Beyer, Hugo Otto. O fazer Psicopedagógico – A abordagem de Reuver Feuerstein. Porto Alegre: Mediação, 1996.
- Oliveira, Leandro B. et all. Jogos Computacionais e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Sistemática de Literatura. Universidade Católica de Minas Gerais.
- Seabra, Alessandra Gotuzo et al. e Funções Executivas: Avanços e Desafios para a Avaliação Neuropsicológica. São Paulo: Memnon, 2014.
- Mensulam, M.M. Large-Scale neurocognitive networks and distributed processing for attention, language and memory. Annals of Neurology, 1990.
Downloads
Publicado
2014-11-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____
(nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica I
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição
organizadora.