EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EM PRÓTESE E ÓRTESE – INTEGRANDO ENSINO E PESQUISA

Autores

  • Menilde A. S. Bião Faculdade Estácio Feira de Santana Departamento de Fisioterapia, Brasil.
  • Marcelo M de Oliveira Faculdade Estácio Feira de Santana Departamento de Fisioterapia, Brasil.
  • Jamilton A Dias Faculdade Estácio Feira de Santana Departamento de Fisioterapia, Brasil.
  • André V. A. de Carvalho Faculdade Estácio Feira de Santana Departamento de Fisioterapia, Brasil.

Resumo

Este artigo consiste em um relato de experiência sobre as atividades realizadas pelo Projeto de Extensão em Prótese e Órtese: Integrando Ensino e Pesquisa, na Faculdade Estácio no município de Feira de Santana. O projeto desenvolveu ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para produção de conhecimento na área de Tecnologia Assistiva com enfoque em prótese e órtese com o objetivo de capacitar estudantes e/ou profissionais para habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência, usuárias de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de compartilhar conhecimento sobre Tecnologia Assistiva (TA) com a comunidade acadêmica, usuários e/ou familiares e profissionais do município. Buscou-se realizar palestras, oficinas com experiência de aprendizado: avaliação, prescrição e moldagem, visitas técnicas, seminários, desenvolvimento de protótipos de baixo custo com os alunos da disciplina de órtese e prótese, exposições dinâmicas e esclarecedoras que proporcionaram entendimento claro e objetivo para todos. Os objetivos do projeto foram alcançados, com cerca de 450 estudantes e 40 profissionais beneficiados com esclarecimentos sobre os direitos da pessoa com deficiência e esclarecimentos sobre os aspectos legais para aquisição de recursos de TA, além de 50 pacientes beneficiados com recursos de Tecnologia Assistiva disponibilizados pelo projeto: próteses para membro superior (3D), órteses suropodálicas e meios auxiliares de locomoção. O Projeto contribuiu para educação e construção de conhecimento em Tecnologia Assistiva dos sujeitos envolvidos. 


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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos