DIZZINESS VR: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL NO AUXÍLIO DO TRATAMENTO DA TONTURA EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
A tecnologia em saúde vem sendo incorporada no fazer clínico de diversos profissionais, devido a sua versatilidade e amplas possibilidades de atuação. Na Fonoaudiologia, o uso da tecnologia perpassa suas diversas áreas e, no que concerne a sua ação nos transtornos do equilíbrio, sabe-se que os profissionais realizam o uso de aplicativos para o tratamento e prognóstico da tontura por meio da realidade virtual. Os jogos utilizados estimulam e influenciam a plasticidade neuronal, propiciando a recuperação de funções, além de melhorias relacionadas aos aspectos físicos e emocionais. O Dizziness VR é um aplicativo que propõe auxílio no tratamento da tontura, por meio da potencialização do reflexo vestibulo-ocular (RVO), que permitea interação mediada por óculos de realidade virtual em três cenários lúdicos (Carros, Luzes e Cidade). Por meio de uma avaliação realizada por instrumentos específicos, buscou-se avaliar os impactos do uso desta tecnologia no tratamento da tontura. Observou-se que as interações foram capazes de impactar na diminuição dos sintomas referenciados.
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SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
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