Estratégias Metacognitivas com Jogos Digitais no Ensino Superior

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Resumo

O contexto das investigações sobre os jogos digitais já ultrapassa quatro décadas, mas ainda
existe uma lacuna entre o que é produzido cientificamente e a formação de professores. Os jogos
digitais possuem elementos que possibilitam a aprendizagem tangencial e, ao jogar, promovem
imersão e envolvimento, com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Esta pesquisa
(work in progess), tem como objetivo geral investigar a mobilização de estratégias
metacognitivas de aprendizagem por meio dos jogos digitais em contexto universitário,
contribuindo para tornar mais efetivo o uso destes artefatos e subsidiar processos de decisão de
uso, integração, mediações pedagógicas e gestão de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa
categorizada como exploratória; segue uma abordagem dialética, e tem como abordagem o
método misto com o Design Science Research (DSR). Os sujeitos serão estudantes universitários
e professores que estudam sobre os jogos digitais, como também estudantes universitários
usuários de tais jogos. Serão utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, como o
Metacognitive Awareness Inventory (MAI) e questionários, e utilizando-se de técnicas e
softwares para a análise dos dados. Espera-se, enquanto desenvolvimento tecnológico ou de
inovação, a criação de elementos que subsidiarão a formação de professores (framework, estudos,
manuais, cartilhas), tendo em vista que os jogos digitais ainda não fazem parte do currículo
formal da formação de licenciandos no Brasil. A investigação buscará indicar elementos que
poderão ser incorporados pelos game designers no planejamento, criação e desenvolvimento de
novos jogos digitais (educacionais ou não), pois serão indicados que aspectos dos jogos digitais
podem mobilizar a metacognição.

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Publicado

2023-06-15

Edição

Seção

Artigos