EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL: DESAFIOS PARA EDUCADORES FRENTE ÀS NECESSIDADES DE ESCOLARES COM MICROCEFALIA ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS

Autores

  • Ana Luiza Andrada de Melo
  • Celeste Oliveira
  • Giliane dos Santos Bitencourt
  • Fernando Luís de Queiroz Carvalho

Resumo

O vírus Zika é um arbovírus que, em humanos, provoca a doença conhecida como febre Zika, uma infecção que pode ocasionar um espectro clínico que varia de manifestação inaparente até complicações neurológicas importantes. A microcefalia relacionada ao vírus Zika se caracteriza pela ocorrência de crânio pequeno congênito com ou sem outras alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) em nascidos de mães com histórico de infecção na gestação. O presente estudo versa sobre a educação inclusiva e especial para alunos com microcefalia associada ao Zika vírus. O objetivo é investigar os desafios enfrentados pelos profissionais de educação e saúde no atendimento à criança com microcefalia em um contexto de educação inclusiva. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foram utilizados artigos em português, inglês e espanhol que apresentam, em seu conteúdo, alguma discussão em torno das crianças nascidas com microcefalia associada ao Vírus Zika e a educação inclusiva, no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam para a necessidade de preparação constante para a atuação profissional que possa estar associada à aplicação de tecnologias com vistas a melhorias no acolhimento destes indivíduos por profissionais mais preparados para lidar com tal situação. Essa preparação somente será obtida através de estudos e conhecimentos específicos sobre o tema, através de cursos e capacitação profissional contínua. Assim, novos estudos são necessários para ampliar o entendimento da relação educação inclusiva/microcefalia/tecnologias voltada a crianças com microcefalia

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Publicado

2023-06-15

Edição

Seção

Artigos