MODELO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: ASPECTOS RELACIONADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Camila Silva Pereira Jorge
  • Márcio Luís Valença Araújo
  • Aníbal de Freitas Santos Júnior

Resumo

O progresso das tecnologias e de novas metodologias na educação favorece a aplicação de abordagens inovadoras no processo de ensino. Modelos de aprendizagem vêm sendo experimentados para estimular o protagonismo do aluno, associando recursos digitais e metodologias ativas ao ensino tradicional. Porém, estes modelos ainda necessitam ser potencializados para as futuras demandas da sociedade conectadas com o pensar científico. As metodologias ativas encontram-se em destaque no cenário educacional, onde os discentes são os principais responsáveis pelo aprendizado, participando ativamente da sua construção. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é propor um modelo híbrido de aprendizagem para promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a estudantes do ensino médio, inseridos em uma sociedade hiperconectada, estimulando a prática e o pensamento científicos nas escolas, a partir do enfoque nos componentes curriculares da disciplina de Ciências Biológicas. A pesquisa é pautada no método exploratório e quanto à forma de abordagem do problema se ajusta a pesquisa quali-quantitativa. Como resultado parcial foram obtidos dados através de um estudo piloto que demonstrou que os alunos envolvidos na pesquisa estão em uma faixa etária de 15 – 16 anos e que 100% da amostra possui, em casa, algum equipamento com acesso à internet. Como resultado, vislumbram-se definir os elementos processuais do modelo determinando os métodos e ferramentas de cada fase para a elaboração, aplicação e validação do protótipo do modelo híbrido de aprendizagem.

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Publicado

2023-06-15

Edição

Seção

Artigos