JOGO SEMEANDO O CUIDADO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
Resumo
A literatura vem relatando diversas experiências com o uso de jogos nas práticas de educação em saúde, que resultaram em mudanças comportamentais significativas no campo da promoção da saúde. Os jogos que passam a ter propósitos pedagógicos explícitos além do entretenimento são denominados serious games ou jogos sérios. Nesse contexto, o jogo ‘Semeando o Cuidado’ foi desenvolvido com o propósito de dialogar com a população para resgatar e sistematizar saberes sobre plantas medicinais, visto que as plantas brasileiras são abundantemente utilizadas em práticas populares e tradicionais de cura sob a forma de remédios caseiros e comunitários. Desse modo, este estudo tem como objetivo central avaliar a jogabilidade, usabilidade e o engajamento do jogo Semeando o Cuidado entre estudantes. Trata-se de um estudo analítico-descritivo com abordagem quantitativa, realizado com estudantes de diferentes níveis educacionais. Para avaliação da experiência do jogador, foi utilizado o questionário MEEGA+. Como resultado, identificou-se que o jogo proporcionou uma experiência positiva aos participantes, destacando-se as dimensões de satisfação, interação social, diversão e relevância. E, apesar de apresentar regras complexas, foram descritos os benefícios do jogo que o colocam como possibilidade para ser usado como um mediador para o ensino sobre plantas medicinais e autocuidado em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____
(nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica I
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição
organizadora.