O uso de jogos educativos e o impacto no ensino: uma experiência para o ensino de ciências e biologia
Resumo
Introdução: O ensino de Ciências Biológicas, especialmente da micologia, tem sido uma das grandes preocupações para pesquisadores em educação nas últimas décadas. Em virtude da utilização de termos técnicos associada às metodologias de ensino atualmente utilizadas, o desafio para professores desta ciência é considerado amplo e complexo. Estudos demonstram que jogos educativos são instrumentos pedagógicos capazes de promover o aprendizado de maneira lúdica e interessante, munindo os profissionais com ferramentas atuais e eficientes, promovendo junto aos alunos ganhos significativos na relação ensino-aprendizagem. Objetivo: O presente trabalho buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino da biologia dos fungos. Metodologia: Desse modo, foi confeccionado um jogo educativo (recurso didático) para auxílio nas aulas de ciências e biologia sobre os fungos. Resultados e Discussão: A análise dos dados preliminares obtidos revela que o uso de jogos detém grande aceitação pelos professores e estudantes. É importante perceber que para compreender o uso destes instrumentos nas práticas pedagógicas de ciências e biologia, enquanto contribuição para a aprendizagem satisfatória será necessário contornar dificuldades de interpretação dos conceitos biológicos pelos alunos. Além disso, é fundamental preencher lacunas existentes do ensino-aprendizagem nesta área. Assim, é imprescindível direcionar os futuros profissionais da área do ensino de ciências, a partir das suas próprias concepções e experiências, para ampliar seus métodos de ensino e seus recursos didáticos. Deve haver interesse dos professores em elaborar atividades que possam assegurar aprendizagem efetiva na construção do conhecimento científico, orientada ao tratamento de situações problema que possam dar maior significado ao processo de ensino. Conclusões: A utilização de jogos educativos parece ser uma ferramenta capaz de promover melhorias para o ensino de Ciências Biológicas. A inserção desta tecnologia aplicada à educação detém grande potencial de uso nos diversos ambientes do ensino de ciências e biologia.
Palavras-chave: ensino de ciências e biologia; micologia; jogos educativosDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____
(nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica I
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE STAES,
a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição
organizadora.