Uma Proposta de Desenvolvimento do Game CICDA

Comissão Interna para o Combate ao Desperdício de Água, voltado para Educação e Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11271258

Resumo

Apresenta a proposta do game “CICDA – Comissão Interna para o Combate ao Desperdício de água” com objetivo de desenvolver conhecimentos sobre o consumo consciente e sustentável, com o propósito de estimular a formação de equipe na qual os estudantes possam compreender a necessidade de trabalhar em conjunto para o bem comum da sociedade. O game atuará como instrumento para os professores, proporcionando motivação e engajamento tanto para propagar informações introdutórias como em trabalhos de campo, podendo montar a CICDA e realizar ações das atividades no game, trilhando por caminhos básicos de informações e reforçando atuações do dia-a-dia, como fechar sempre a torneira. Será mostrado o impacto que a pequena ação de cada um pode causar, assim como conscientizar e difundir o conhecimento de reaproveitamento e consumo consciente. Estudantes e professores poderão usar o game CICDA como instrumento desafiador para quebrar paradigmas e gerar boas práticas e bons relacionamentos entre estudantes, professores e gestão da água.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Mercado, Univercidade Federal de Alagoas /UFAL

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. É avaliador de artigos em revistas nacionais e internacionais qualificadas na área de Educação: IEEE Access (EUA); IRE - International Review of Education (Unesco, França); Interacções (Portugal); RE@D - Revista de Educação a Distância e Eleraning (Portugal); Indagatic Didática (Portugal); RIES - Revista Iberoamericana de Educación Superior (México); Revista NUPEM (Online); TICS Ead em Foco (Unema); Revista Pesquisa Qualitativa; TSC Tecnologias, Sociedade e Conhecimento (Unicamp); RBPG - Revista Brasileira de Pós-Graduação (Capes); Reflexão e Ação; Saberes Docentes em Ação; REDOC - Revista Docência e Cibercultura; Em Rede: Revista de Educação a Distancia (Unirede); TEL - Tempo, Espaço e Linguagem; Revista da FAAEBA - Educacao e Contemporaneidade; Cadernos de Educação (UFPel); Cadernos de Pesquisa (UFMA); Revista Humanidades e Educação; Debates em Educação; Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana; Inter-ação (UFG); Educação por Escrito (PUCRS); Práxis Educativa (UEPG); Educação em Questão (UFRN); Revista Educação e Contemporaneidade; RBEP - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP); RBIE- Revista Brasileira de Informática na Educação; Educação em Perspectiva; RIC - Revista Informação em Cultura; Avaliação: Revista de Avaliação da Educação Superior; Práxis Educacional; REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (FURG); Psicologia em estudo; EDAPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais; Cadernos de Pesquisa (FCC); Pesquisas e Práticas Psicossociais; Conjectura: Filosofia e Educação (UCS); Revista e-Curriculum (PUCSP); REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação (UFSCAR); REDUFOR - Educação e Formação (UECE); Actio Studiorum Education (UEM); Educação; Informática na Educação: teoria prática. Na Gestão Universitária da UFAL, exerceu os cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e TDIC na Educação, atuando nos seguintes temas: formação continuada de professores, educação a distância, integridade na pesquisa, educação ara emergências climáticas. Avaliador Institucional do INEP e para Credenciamento de IES e polos para oferta de EaD. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Orientou 16 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 42 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Orienta 9 teses de doutorado, 2 dissertações de mestrado e 3 estudantes de IC.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 3 – Desenvolvimento de jogos digitais