Validação de serious games voltados para educação na área da saúde

Autores

  • Suiane C. Ferreira UNEB
  • Mateus Santos da Cunha M. Cabral Universidade do Estado da Bahia

Resumo

O objetivo deste trabalho é validar os serious games desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais/UNEB (CV/UNEB) enquanto tecnologias educacionais. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Através do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (Proinovação), três jogos de tabuleiro foram desenvolvidos pelo CV/UNEB sendo eles: Imunizagame, Guerreiros de Saludis: Ataque ao Stress e ISTAR: Uma batalha pela saúde. Concluído o desenvolvimento, foi iniciada a validação. Os juízes avaliadores foram membros pesquisadores do CV/UNEB de diversas áreas. Para realizar a avaliação dos jogos foi utilizado o questionário MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational Games). São abordados nos resultados a qualidade geral do jogo, sua usabilidade, a experiência do jogador, possíveis áreas de melhoria. Os três jogos foram classificados como excelentes, tendo destaque para atratividade do design, promoção de interatividade entre os jogadores, oferta de desafios adequados e geradores de saberes em suas respectivas áreas de conhecimento.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 2 - Jogos digitais, saúde e esportes