Validação de serious games voltados para educação na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11270812Resumo
O objetivo deste trabalho é validar os serious games desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais/UNEB (CV/UNEB) enquanto tecnologias educacionais. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Através do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (Proinovação), três jogos de tabuleiro foram desenvolvidos pelo CV/UNEB sendo eles: Imunizagame, Guerreiros de Saludis: Ataque ao Stress e ISTAR: Uma batalha pela saúde. Concluído o desenvolvimento, foi iniciada a validação. Os juízes avaliadores foram membros pesquisadores do CV/UNEB de diversas áreas. Para realizar a avaliação dos jogos foi utilizado o questionário MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational Games). São abordados nos resultados a qualidade geral do jogo, sua usabilidade, a experiência do jogador, possíveis áreas de melhoria. Os três jogos foram classificados como excelentes, tendo destaque para atratividade do design, promoção de interatividade entre os jogadores, oferta de desafios adequados e geradores de saberes em suas respectivas áreas de conhecimento.