Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
uma experiência realizada a partir Game Engine GDevelop 5
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11269654Resumo
Os jogos digitais se constituem como espaços de aprendizagem e podem ser abordados em diferentes perspectivas a partir dos cenários e intencionalidades que permeiam os espaços de ensino-aprendizagem. A proposta deste estudo foi construída a partir do desenvolvimento de um curso de extensão intitulado “Introdução ao Desenvolvimento de jogos 2D”, cujo principal objetivo foi construir competências ligadas à área de programação a partir do desenvolvimento de jogos digitais 2D. A game engine GDevelop 5 foi a opção escolhida, e os participantes experienciaram situações envolvendo conceitos relacionados à lógica da programação e fundamentos da criação de jogos. O curso, com carga horária de 33 horas, teve como público alunos de escolas públicas com faixa etária entre 15 a 25 anos e foi concebido e desenvolvido numa abordagem qualitativa a partir da Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), utilizando-se de dispositivos de pesquisa como a observação participante e questionário online. A partir das etapas do curso, que envolveram conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento de jogos em 2D, seus elementos e principais características; a elaboração de projeto para criação de um jogo baseado no Game Asteroides; e posteriormente o desenvolvimento de jogos autorais idealizados pelos próprios participantes do curso, os mesmos desenvolveram habilidades voltadas para a programação de games em processos de autoria na construção dos jogos digitais. Nessas experiências, os atores sociais demonstraram habilidades em incorporar elementos, mecânicas e dinâmicas de jogo de forma criativa e inovadora em seus projetos, além do desenvolvimento de competências técnicas ligadas ao manuseio da game engine e ao domínio de conhecimentos da programação.