Proposta de um Jogo Digital para Conscientizar as Mulheres sobre o Preconceito de Gênero em Cursos de Computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11271186

Resumo

O reduzido percentual de mulheres em cursos de computação mostra que além de outros problemas, o preconceito de gênero é um dos principais fatores. Para mitigar os problemas e os preconceitos, no Brasil e no mundo, diversas ações de empoderamento feminino e conscientização são realizadas. Este trabalho propõe um jogo digital no estilo visual novel para a tomada de consciência sobre os preconceitos de gênero existentes na computação. A escolha pelo jogo digital primeiramente deu-se pelo seu caráter lúdico e atrativo e pelo fato de ser uma boa ferramenta educacional para trabalhar a questão da conscientização e outros fatores sociais. Neste trabalho são apresentados o processo de consciência em forma de estágios e o processo de desenvolvimento do jogo, elaborados em conjunto com grupos focais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Mendes, PPCA/CAMTUC/UFPA

Sou Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA e Mestre em Computação Aplicada pelo PPCA / NDAE / UFPA. Também sou certificada em Garantia da Qualidade CTFL 4.0 / ISTQB. Minhas áreas de pesquisa são Hipermídia e Multimídia, Jogos Eletrônicos, Jogos Sérios voltados para a saúde e Inteligência Artificial aplicada em jogos digitais.

Viviane Almeida dos Santos, PPCA/CAMTUC/UFPA

Atualmente sou docente da Faculdade de Engenharia de Computação (FECOMP) e do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Tucuruí. Também coordeno o Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias desde 2019. Coordeno também a Brinquedoteca Espaço Acolher e um projeto do programa Direitos Humanos e tecnologias digitais (EDITAL PROEXIA). Atuei como vice-coordenadora geral e coordenadora acadêmica no Período de Abril/2019 a Março/2023. De Novembro/2016 a Março/2019 atuei como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA), linha de pesquisa Desenvolvimento de Sistemas Computacionais. Sou professora da Faculdade de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Tucuruí desde Abril de 2014. Sou professora da Especialização em Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Computacionais. Atuo na área de Engenharia de Software desde 1997. Minha experiência profissional inclui a atuação em projetos nas áreas de análise, projeto, construção e integração de soluções de software, gerenciamento de equipes de desenvolvimento de software, gerenciamento de bancos de dados e implementação de melhoria de processo de software. A iniciativa, capacidade analítica e síntese, raciocínio lógico, disposição para aprender e trabalhar em equipe, facilidade de relacionamento e comunicação interpessoal são algumas das minhas principais características pessoais.Destaco também que, durante o doutorado, continuei pesquisando na área de Engenharia de Software, com o foco em Métodos Ágeis. Porém, também busquei aprofundar-me nas áreas de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, as quais agregam bastante para a Engenharia de Software, visto que esta área é considerada também um trabalho do conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 2 - Jogos digitais, saúde e esportes