Ensinando e Aprendendo Química em um Metaverso Minecraft

formação de professores e sequências didáticas

Autores

  • Arnold Felix UFAL
  • Monique Gabriella
  • Fernando Silvio

Resumo

O presente trabalho busca relatar um problema que ocorre na educação no Brasil com relação a escassez de laboratórios, especificamente de Química. Perante isso, buscou-se desenvolver um método que fosse eficaz para auxiliar nessa questão e por meio de uma pesquisa de modalidade mista. Foi identificado a possibilidade de trabalhar com laboratórios virtuais por meio do Minecraft Education. Sendo então desenvolvido e aplicado um minicurso de formação para professores da educação básica, buscando assim identificar a eficácia do metaverso na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnold Felix, UFAL

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo realizado projetos fazendo uso de produção de vídeos, por meio de redes sociais e outros meios lúdicos para o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de química. Atualmente, exerce função de pesquisador como membro voluntário do grupo QuiCiência, que tem como objetivo a pesquisa e extensão no ensino de química e sendo também mestrando do curso de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui/UFAL), onde desenvolve a pesquisa voltada a utilização do jogo Minecraft Education para a formação e capacitação docente de professores de ensino básico e superior de química. 

Monique Gabriella

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise (2004 a 2021). Desenvolve trabalhos com Novas tecnologias e Experimentação no Ensino de Química, Divulgação e Popularização de Ciências e Extensão universitária. É atual coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFAL (desde 2019), vice-coordenadora do curso de Química Licenciatura EAD (desde 2017), coordenadora colaboradora da área de Química da Usina Ciência - PROEx - UFAL e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA (IQB/UFAL). Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos. Membro do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais - CEDU/UFAL.

Fernando Silvio

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal). Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Geral da UAB/UFAL, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 1 - Jogos digitais, cultura e educação