Jogos digitais no ensino de Química
investigações sobre formação inicial dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11270134Resumo
As críticas aos cursos de Química licenciatura giram em torno da ineficiência do processo de formação dos professores, dando ênfase ao descaso e à desvalorização deste profissional dentro das próprias instituições formadoras. É dada mais importância a formação do químico em detrimento da formação do educador químico. [Silva e Oliveira 2009]. Este processo não pode ser descuidado porque a formação do professor precisa acompanhar as mudanças sociais, educacionais e tecnológicas, visando o desenvolvimento de competências e saberes fundamentais para atuar nos novos tempos [Silva 2009]. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar como está transcorrendo o processo de formação inicial docente de professores de Química no Brasil frente as Tecnologias Digitais (TD). Para isto, foi adotado o Design de Método Explicativo em duas fases (DSE), iniciando com a realização de uma pesquisa documental em cima dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPP dos 127 cursos de Química licenciatura de Instituições de Ensino Superior – IES públicas inseridas no SiSu 2024. No que refere aos principais dados obtidos, pode-se destacar que apenas 3 instituições ofertam disciplinas, ainda de cunho optativo, e ainda sobre Jogos didáticos não fazendo referência a digital, sendo elas: UFG, IFG e IFPE.