Jogos digitais no ensino de Química
investigações sobre formação inicial dos docentes
Resumo
As críticas aos cursos de Química licenciatura giram em torno da ineficiência do processo de formação dos professores, dando ênfase ao descaso e à desvalorização deste profissional dentro das próprias instituições formadoras. É dada mais importância a formação do químico em detrimento da formação do educador químico. [Silva e Oliveira 2009]. Este processo não pode ser descuidado porque a formação do professor precisa acompanhar as mudanças sociais, educacionais e tecnológicas, visando o desenvolvimento de competências e saberes fundamentais para atuar nos novos tempos [Silva 2009]. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar como está transcorrendo o processo de formação inicial docente de professores de Química no Brasil frente as Tecnologias Digitais (TD). Para isto, foi adotado o Design de Método Explicativo em duas fases (DSE), iniciando com a realização de uma pesquisa documental em cima dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPP dos 127 cursos de Química licenciatura de Instituições de Ensino Superior – IES públicas inseridas no SiSu 2024. No que refere aos principais dados obtidos, pode-se destacar que apenas 3 instituições ofertam disciplinas, ainda de cunho optativo, e ainda sobre Jogos didáticos não fazendo referência a digital, sendo elas: UFG, IFG e IFPE.