Jogos digitais no ensino de Química

investigações sobre formação inicial dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11270134

Resumo

As críticas aos cursos de Química licenciatura giram em torno da ineficiência do processo de formação dos professores, dando ênfase ao descaso e à desvalorização deste profissional dentro das próprias instituições formadoras. É dada mais importância a formação do químico em detrimento da formação do educador químico. [Silva e Oliveira 2009]. Este processo não pode ser descuidado porque a formação do professor precisa acompanhar as mudanças sociais, educacionais e tecnológicas, visando o desenvolvimento de competências e saberes fundamentais para atuar nos novos tempos [Silva 2009]. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar como está transcorrendo o processo de formação inicial docente de professores de Química no Brasil frente as Tecnologias Digitais (TD). Para isto, foi adotado o Design de Método Explicativo em duas fases (DSE), iniciando com a realização de uma pesquisa documental em cima dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPP dos 127 cursos de Química licenciatura de Instituições de Ensino Superior – IES públicas inseridas no SiSu 2024. No que refere aos principais dados obtidos, pode-se destacar que apenas 3 instituições ofertam disciplinas, ainda de cunho optativo, e ainda sobre Jogos didáticos não fazendo referência a digital, sendo elas: UFG, IFG e IFPE.

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Biografia do Autor

Monique Angelo, UFAL

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) - UFAL. Supervisionada pelo Prof. Dr. Fernando Pimentel. Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise (2004 a 2021). Desenvolve trabalhos com Novas tecnologias e Experimentação no Ensino de Química, Divulgação e Popularização de Ciências e Extensão universitária. É atual coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFAL (desde 2019), vice-coordenadora do curso de Química Licenciatura EAD (desde 2017), coordenadora colaboradora da área de Química da Usina Ciência - PROEx - UFAL e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA (IQB/UFAL). Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos. Membro do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais - CEDU/UFAL.

Fernando Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal). Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Geral da UAB/UFAL, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal. 

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 1 - Jogos digitais, cultura e educação