Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia

Autores

  • Débora Letícia da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11271316

Resumo

A pedagogia é um campo vasto e com diversas áreas. Nesse sentindo, a formação do pedagogo tem que atender as diversas modalidades educativas, tanto as formais como as não formais., pois cada modalidade de educação tem suas especificidades. Contudo, há uma concepção de priorizar nos cursos de Pedagogia a educação formal. Diante disso, esta pesquisa (work in progress) tem o objetivo de analisar como o desenvolvimento e aplicação de gameboards em espaços de educação não formal pode contribuir para a formação dos estudantes de Pedagogia. Como o campo da educação não formal difere das práticas educativas que ocorrem na educação formal, é significativo entender como se dá as práticas pedagógicas para os espaços nãos formais. Como também, é relevante aprender a desenvolver atividades e artefatos, como jogos, visto que estimulam e propiciam a aprendizagem de diferentes formas. A pesquisa é do tipo qualitativa, baseada em uma abordagem de estudo de caso sobre os estudantes de Pedagogia que construíram gamesboards para os espaços de educação não formal. Será desenvolvida em uma turma do 4° período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da XXX. Assim, espera-se com o desenvolvimento da investigação demonstrar as possíveis contribuições do desenvolvimento e aplicação de gameboards, em espaços não formais, para a formação do pedagogo e reflexão de sua atuação nos diversos espaços educacionais.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 3 – Desenvolvimento de jogos digitais