Estratégias com jogos digitais para potencializar o Letramento Digital e a Metacognição no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11270547

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a interação entre o letramento digital e a metacognição no contexto da aprendizagem de estudantes do ensino superior, na incorporação dos jogos digitais, enquanto artefatos culturais. A crescente utilização de jogos digitais no ensino proporciona ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, fomentando uma experiência educativa envolvente e ativa para os alunos. Diante disso, procuramos identificar os benefícios para o letramento digital e para a mobilização da metacognição, como também verificar os desafios associados à sua implementação no ensino superior. Para alcançar esses objetivos a abordagem metodológica adotada neste estudo é de caráter qualitativo, respaldada pelo Estado de Conhecimento e embasada em fundamentos teóricos. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que estratégias pedagógicas com jogos digitais ajudam os alunos de cursos de licenciatura a aprimorar sua aprendizagem. O modelo apresentado abre caminho para investigações contínuas sobre jogos digitais, especialmente na busca por evidências empíricas que demonstrem sua contribuição nas práticas pedagógicas e no aprendizado dos estudantes do ensino superior.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 1 - Jogos digitais, cultura e educação