Incorporação de Jogos Digitais no Ensino de Estudantes com TDAH

um Guia Didático para o Professor da Educação Básica

Autores

  • Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas
  • Alan Pedro da Silva

Resumo

Este estudo investiga um problema central: “o que o professor precisa saber para incorporar jogos digitais, que progressivamente desafiam as funções executivas do jogador, em salas de aula da educação básica para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?”. Utilizando o método Design Science Research (DSR), o estudo envolveu: revisões da literatura; análise de conteúdo de entrevistas com renomados pesquisadores internacionais da área de jogos digitais e TDAH; construção de um Guia Didático para professores; validação do Guia com 14 juízes especialistas por meio da Técnica Delphi; realização de uma oficina com 18 professores em uma escola pública em [BLINDREVIEW]; e registro de observação em aulas reais de 3 professores participantes da oficina. Os resultados demonstram um avanço significativo na capacidade dos professores de incorporar jogos digitais de maneira eficaz, promovendo o engajamento e o desenvolvimento de habilidades em estudantes com TDAH.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 2 - Jogos digitais, saúde e esportes