Vedetas Além do Tempo

um jogo de tabuleiro para aprendizagem da independência do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11271474

Resumo

Este artigo busca apresentar as etapas de desenvolvimento do jogo analógico Vedetas além do Tempo, sistematizando tanto a sua elaboração como a aplicação em diferentes espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sol de Maria César Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2000) e mestrado Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2016). Possui experiência na área de ecossistemas marinhos e costeiros, com amplo estudo em ecologia e biomonitoramento em comunidades de organismos bentônicos em particular ao filo Mollusca, atuando em curadoria, inventário e taxonomia da coleção deste filo no Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia. Também atua em estudos nas Ciências Agronômicas nas áreas de educação ambiental, manejo de solo e recuperação de áreas degradadas, possui habilidades em técnica de captura e marcação de aves silvestres. Como docente desenvolve atividades para o Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Médio, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Atualmente faço parte como pesquisadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais (UFBA), cujos estudos realizados estão pesquisas e atividades acadêmicas vinculadas ao universo digital; destacando os jogos analógicos e digitais, as tecnologias digitais e o fenômeno da plataformização e suas interfaces, especialmente com a aprendizagem em distintos cenários, como também atuo como Auxiliar de curadoria no Museu de História Natural no Instituto de Biologia da UFBA.

Felipe Santos Batista, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduando da Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Técnico em Informática pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Faz parte do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência, participa do projeto de Extensão Econtos.

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 3 – Desenvolvimento de jogos digitais