Jogando com o Conhecimento

Um Modelo Conceitual Didático para o Desenvolvimento do Letramento Científico no Ensino da Matemática e Ciências da Natureza sob a Perspectiva da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11270692

Resumo

Este trabalho propõe um Modelo Conceitual Didático para o Desenvolvimento do Letramento Científico no Ensino da Matemática e Ciências da Natureza sob a Perspectiva da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, cujo dispositivo foi a análise das produções acerca dos temas descritos. Os resultados revelam que o Letramento Científico, potencializado através da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, pode se constituir como um caminho para o desenvolvimento dos discentes no que tange a apropriação do conhecimento científico na Matemática e Ciências da Natureza. Espera-se através do modelo concebido, que os sujeitos aprendentes possam desenvolver o Letramento Científico na Matemática e Ciências da Natureza, a partir da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Costa Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor(a) do(a) Educação Básica, Doutoranda em Educação  e Contemporaneidade ( UNEB),Mestra
em Sistemas e Computação (UNIFACS), Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar e Clínica (FACE), Graduada em Matemática (UCSAL). Possui Experiência na área de Tecnologias digitais, Metodologias ativas, Formação docente, Jogos Digitais e Gamificação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET- UNEB).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7260871212914534

Luiz Adolfo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Luiz Adolfo Andrade: é pesquisador e designer de jogos digitais. Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio de pós-doutorado (2017-2018) trabalhando como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research da IT - University of Copenhagen (ITU), com bolsa CAPES pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior (processo 88881.119487/2016-01). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Criou e coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/UNEB). Tem interesse em temas pertinentes aos Estudos de Jogos (Game Studies), especialmente games para sistemas operacionais móveis (mobile games), games e teoria do espaço, jogos e educação, ontologia dos games (game ontology), games e cidades inteligentes (smart cities), estudos de plataformas (platform studies), estudos do jogador (player studies), jogos sérios (serious games), jogos de tabuleiro (boardgames), dentre outros. Busca também compreender o desafio metodológico estabelecido pela Teoria Ator-Rede (Actor-Network Theory) no estudo dos jogos móveis locativos (mobile locative games).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7751961142638093

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 1 - Jogos digitais, cultura e educação