Produção de um game na licenciatura

mobilizações de uma rede durante um estágio curricular

Autores

  • Marcio Roberto de Lima UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11271374

Resumo

Este artigo tematiza o objeto jogo digital imbricado à formação inicial de professores e tem como objetivo discutir mobilizações produzidas durante um estágio curricular ao ser colocado em curso a produção de um jogo digital educativo. Amparada no aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, a pesquisa tem caráter qualitativo e seu campo empírico permitiu mapear uma realidade pedagógica a partir de seus aspectos sociomateriais. A produção de dados empíricos se deu a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos professores em formação, que foram migrados para o software ATLAS.ti e tratados a partir de uma Codificação Focada. Esses procedimentos permitiram identificar actantes que formaram a rede sociomaterial investigada, rastrear as (mobiliz)ações empreendidas e sistematizar elementos que compuseram a realidade produzida pela rede. A pesquisa reforça a impossibilidade de dissociar aspectos materiais dos sociais em processos socioformativos – os quais são sempre marcados por transitoriedade, fluidez, incertezas e mutações – e evidencia que a produção de um game na formação inicial de professores é provocadora de mobilizações que afetam o campo de ação dos futuros docentes e incitam a formação de significados pedagógicos.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 3 – Desenvolvimento de jogos digitais