Produção de um game na licenciatura
mobilizações de uma rede durante um estágio curricular
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11271374Resumo
Este artigo tematiza o objeto jogo digital imbricado à formação inicial de professores e tem como objetivo discutir mobilizações produzidas durante um estágio curricular ao ser colocado em curso a produção de um jogo digital educativo. Amparada no aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, a pesquisa tem caráter qualitativo e seu campo empírico permitiu mapear uma realidade pedagógica a partir de seus aspectos sociomateriais. A produção de dados empíricos se deu a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos professores em formação, que foram migrados para o software ATLAS.ti e tratados a partir de uma Codificação Focada. Esses procedimentos permitiram identificar actantes que formaram a rede sociomaterial investigada, rastrear as (mobiliz)ações empreendidas e sistematizar elementos que compuseram a realidade produzida pela rede. A pesquisa reforça a impossibilidade de dissociar aspectos materiais dos sociais em processos socioformativos – os quais são sempre marcados por transitoriedade, fluidez, incertezas e mutações – e evidencia que a produção de um game na formação inicial de professores é provocadora de mobilizações que afetam o campo de ação dos futuros docentes e incitam a formação de significados pedagógicos.