Ampets na sala de aula

mobilizações pedagógicas em uma rede

Autores

  • Marcio Roberto de Lima UFSJ

Resumo

O objetivo deste artigo foi mapear associações, ações e desdobramentos resultantes da integração do jogo digital Ampets em aulas de Física com foco em Eletrostática. Os dados empíricos foram obtidos por meio da observação do processo de ensino-aprendizagem e das contribuições de 93 estudantes do Ensino Médio que participaram da interação com o game. Esse conjunto de dados foi processado pelo software IraMuTeQ, que mediou duas Análises de Similitude. Essas análises foram interpretadas à luz de alguns fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria Ator-Rede e dos jogos digitais. Concluiu-se que os agenciamentos ativados pelo AmPets produziram uma performatividade educativa-formativa, permitindo conceber o jogo como um mediador que envolve professores, alunos, conhecimentos, mídias eletrônicas, entre outros elementos. Esse processo instaurou uma realidade pedagógica propícia para a compreensão contextualizada de um tema curricular de interesse (Eletrostática) e suas relações com o mundo.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

GT 1 - Jogos digitais, cultura e educação