PROJETO INTEGRADOR A PARTIR DO RESGATE DAS HISTÓRIAS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE COVA DA ONÇA NO MUNICÍPIO DE CAIRU-BA
Parole chiave:
Comunidades Tradicionais, Pesca Artesanal, Geografia, AssociativismoAbstract
Promover práticas metodológicas que despertem o interesse dos discentes pelo conteúdo escolar é um desafio constante para os diversos educadores, assim, desenvolver atividades que possibilitam ir para além dos muros da escola, romper com lacunas entre a instituição e a comunidade, além de desenvolver reflexões sobre questões que fazem parte do local de vivência dos alunos pode se configurar como importante estratégia para análise da realidade do aluno, além de unificar teoria e prática. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida com 2º ano no projeto integrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Valença. O projeto interdisciplinar entre Geografia e gestão rural e associativismo buscou resgatar a história de lutas e resistência da comunidade de Cova da Onça no município de Cairu para manter viva a tradição e identidade de seus antepassados e para continuar a fazer da pesca a fonte de renda das famílias. O trabalho contou com a pesquisa bibliográfica acerca do tema, em seguida com uma visita técnica, na qual foi registrado imagens da comunidade, foi aplicado também uma entrevista semiestrutruturada a fim de coletar relatos de experiências dos moradores. O resultado do projeto foi apresentado em praça pública na cidade de Valença-BA, objetivando mostrar à comunidade local a importância de um grupo social na formação do território do Baixo Sul, além disso, dar visibilidade aos pescadores artesanais que lutam para manter sua cultura viva em uma região que atrai o capital imobiliário devido às suas riquezas naturais.