A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS TIC: AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Mots-clés :
Ensino, História, Professor, TICRésumé
Vivemos hoje no século da informatização, onde estamos cercados pelas tecnologias digitais, e a internet é sem dúvida uma das maiores invenções dessa Era Digital, proporcionando acesso quase que ilimitado a informações do mundo todo. Sendo assim a presente pesquisa buscou-se situar o leitor sobre a prática pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as contribuições, os desafios e possibilidades que as novas tecnologias proporcionam no processo de ensino e aprendizagem, em especial na disciplina de História. Também foi abordado o aspecto sobre a relação do professor com as novas tecnologias, e como elas podem ser usadas para ajudar em sua prática docente. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, analisando as pesquisas já realizadas na área, especialmente no contexto baiano, e dialogando com autores como Lévy (1999), Moran (2000), Demo (2004), Imbernóm (2010), Bittencourt (2012) e Ferreira (1999). Por fim, os resultados apontam que a inserção das TIC dentro do sistema educacional é algo inevitável, por conta das mudanças que a “revolução tecnológica” impôs no mundo atual, e que as contribuições que as novas tecnologias, e em especial a internet tem para o ensino de História são inúmeras.