RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM CANUNDINHO
Palavras-chave:
Geometria, Sólidos, Ensino, Aprendizagem, MatemáticaResumo
A oficina realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática durante o I Congresso de Ciências Exatas e Tecnológicas, propôs a construção dos Sólidos de Platão com a utilização de canudinhos, com o objetivo de apresentar possibilidades de ensino da Geometria Espacial. Sabe-se das dificuldades dos alunos para a aprendizagem de conteúdos matemáticos devido a abstração e a formalidade das demonstrações dessa ciência tão necessária na sociedade atual. Diante disso, deve-se buscar métodos e recursos que mudem essa realidade e promovam uma aprendizagem significativa. Este relato de experiência apresenta os resultados dessa oficina e como o uso de materiais concretos podem dinamizar o ensino e melhorar a aprendizagem de conceitos que envolvem a Geometria Espacial, fundamentado em autores como Lorenzato (1995), Novello et al. (2009) e os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), entre outros. Os resultados confirmam que o uso de materiais concretos e manipuláveis incentivam maior engajamento dos alunos e maior absorção dos conceitos geométricos.