RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM CANUNDINHO

Autores

  • Renan Pereira Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • David Ormundo de Araújo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Leandro Guimarães de Brito Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Geometria, Sólidos, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Resumo

A oficina realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática durante o I Congresso de Ciências Exatas e Tecnológicas, propôs a construção dos Sólidos de Platão com a utilização de canudinhos, com o objetivo de apresentar possibilidades de ensino da Geometria Espacial. Sabe-se das dificuldades dos alunos para a aprendizagem de conteúdos matemáticos devido a abstração e a formalidade das demonstrações dessa ciência tão necessária na sociedade atual. Diante disso, deve-se buscar métodos e recursos que mudem essa realidade e promovam uma aprendizagem significativa. Este relato de experiência apresenta os resultados dessa oficina e como o uso de materiais concretos podem dinamizar o ensino e melhorar a aprendizagem de conceitos que envolvem a Geometria Espacial, fundamentado em autores como Lorenzato (1995), Novello et al. (2009) e os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), entre outros. Os resultados confirmam que o uso de materiais concretos e manipuláveis incentivam maior engajamento dos alunos e maior absorção dos conceitos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Santos, R. P. ., Araújo, D. O. de ., & Brito, L. G. de . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM CANUNDINHO. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15771