A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS TIC: AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Carlos Alexandre Souza Prado Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria Sigmar Coutinho Passos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Ensino, História, Professor, TIC

Resumo

Vivemos hoje no século da informatização, onde estamos cercados pelas tecnologias digitais, e a internet é sem dúvida uma das maiores invenções dessa Era Digital, proporcionando acesso quase que ilimitado a informações do mundo todo. Sendo assim a presente pesquisa buscou-se situar o leitor sobre a prática pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as contribuições, os desafios e possibilidades que as novas tecnologias proporcionam no processo de ensino e aprendizagem, em especial na disciplina de História. Também foi abordado o aspecto sobre a relação do professor com as novas tecnologias, e como elas podem ser usadas para ajudar em sua prática docente. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, analisando as pesquisas já realizadas na área, especialmente no contexto baiano, e dialogando com autores como Lévy (1999), Moran (2000), Demo (2004), Imbernóm (2010), Bittencourt (2012) e Ferreira (1999). Por fim, os resultados apontam que a inserção das TIC dentro do sistema educacional é algo inevitável, por conta das mudanças que a “revolução tecnológica” impôs no mundo atual, e que as contribuições que as novas tecnologias, e em especial a internet tem para o ensino de História são inúmeras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-26

Como Citar

Prado, C. A. S. ., & Passos, M. S. C. . (2022). A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS TIC: AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15725