Quilombando: reflexões e transformações a partir de vivências em comunidades quilombolas

Autori

  • Thaís Fátima Assis de Araújo

Abstract

Refletir sobre a formação de estudantes e de movimentações, novos sujeitos e novas possibilidades, e como a formação pode ser transformada a partir de contatos como o projeto que nasce do seio da militância e de movimentos quilombolas que é o QUILOMBANDO, apresentando como principal objetivo de transgredir a formação e convidar estudantes de diversas graduações a observarem outros aspectos, sociais, pessoais e acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as dimensões transformadoras e decoloniais do QUILOMBANDO, a partir da narrativa de graduandos e graduados e as coordenações do projeto. Construído com uma metodologia cartográfica dentro da pesquisa qualitativa, e ainda uma análise compreensiva interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. As discussões são feitas entre obras como O Movimento Negro Educador (2017), Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico (2019), Educação como prática da Liberdade (1999) e Ensinando a Transgredir (2017) e as narrativas dos participantes que passaram e multiplicaram-se em meio ao projeto, movimento que construo também com as narrativas dos coordenadores do projeto. Em perspectivas inconclusas, o pensamento decolonial, o entendimento de outros saberes e a sensibilidade é o que dá força e abre outras vontades ao não-fim desse processo.

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Pubblicato

2020-10-09

Come citare

DE ARAÚJO, T. F. A. Quilombando: reflexões e transformações a partir de vivências em comunidades quilombolas. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 5–22, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/9192. Acesso em: 21 nov. 2024.