Quilombando: reflexões e transformações a partir de vivências em comunidades quilombolas
Abstract
Refletir sobre a formação de estudantes e de movimentações, novos sujeitos e novas possibilidades, e como a formação pode ser transformada a partir de contatos como o projeto que nasce do seio da militância e de movimentos quilombolas que é o QUILOMBANDO, apresentando como principal objetivo de transgredir a formação e convidar estudantes de diversas graduações a observarem outros aspectos, sociais, pessoais e acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as dimensões transformadoras e decoloniais do QUILOMBANDO, a partir da narrativa de graduandos e graduados e as coordenações do projeto. Construído com uma metodologia cartográfica dentro da pesquisa qualitativa, e ainda uma análise compreensiva interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. As discussões são feitas entre obras como O Movimento Negro Educador (2017), Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico (2019), Educação como prática da Liberdade (1999) e Ensinando a Transgredir (2017) e as narrativas dos participantes que passaram e multiplicaram-se em meio ao projeto, movimento que construo também com as narrativas dos coordenadores do projeto. Em perspectivas inconclusas, o pensamento decolonial, o entendimento de outros saberes e a sensibilidade é o que dá força e abre outras vontades ao não-fim desse processo.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.