A Presença Afro-brasileira na Educação: Sociologia e a Lei 10.639/03

Autori

Parole chiave:

cultura-afro, experiência docente, Sociologia

Abstract

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a influência da Cultura-Afro presente na sociedade brasileira, tendo em vista que em 2003, se tornou obrigatório a inserção do ensino da História e Cultura-Afro na educação pública no país sob a Lei 10.639. Nessa perspectiva, temos como base a minha experiência docente a partir de um projeto intitulado “A influência da Cultura-Afro no Brasil”, aplicado no Colégio Estadual Maria Otília Lutz em Luís Eduardo Magalhães, Bahia. Através de um conjunto de palestras, cujos principais eixos apresentados foram: história da África, linguagem, estética, culinária, moda, dança e música. Para a problematização teórica da temática, procurei me basear por autores das Ciências Sociais que debatem tanto a importância de estimular uma consciência sobre o papel do povo africano para a construção sócio-cultural-econômica do Brasil, quanto na busca de mostrar para os alunos que o preconceito racial no contexto brasileiro é praticado de forma velada, mascarado sobre uma suposta democracia racial. Dessa forma, esse trabalho visa contribuir tanto no sentido de colaborar para que haja uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas sobre a Cultura-Afro nas escolas brasileiras, apresentando o papel fundamental do povo africano para a construção do Brasil, quanto na colaboração acerca da construção do trabalho docente através da disciplina de Sociologia.

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Biografia autore

Marcos Antonio Bezerra Coqueiro, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Mestrando em Ciências Humanas e Sociais pelo Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

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Pubblicato

2024-11-28

Come citare

BEZERRA COQUEIRO, M. A. A Presença Afro-brasileira na Educação: Sociologia e a Lei 10.639/03. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 40–51, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/21618. Acesso em: 4 dic. 2024.