As Diretrizes para a Educação Escolar Quilombolas:

Direitos, Territórios e Resistências no Piauí

Autori

Parole chiave:

Educação Escolar Quilombola, Territórios, Resistências, Direitos

Abstract

O objetivo deste trabalho foi compreender como se concretiza a oferta de Educação Escolar Quilombola, tomando como contexto a resistência na luta pelos direitos e pelos territórios nas Comunidades Quilombolas piauienses. Perguntamos: como o direito à educação pública básica, nos seus diferentes aspectos, está sendo garantido nas Comunidades Quilombolas? A metodologia foi composta por  uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. O referencial teórico foi sustentado nos trabalhos de Arroyo (2015),  Brasil (2003, 2004, 2008, 2012), Freire (1967), Munanga (2012), entre outros. Destaca-se as categorias direitos, território e resistência para compreender a luta por uma Educação Escolar Quilombola como parte dos direitos sociais, visando a garantia de um currículo próprio para a afirmação dos valores étnico-raciais dessas comunidades no contexto atual no estado do Piauí.

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Biografie autore

Romildo de Castro Araújo, Universidade Federal do Piauí

Doutor em educação e Professor da UFPI-CSHNB. araujo_romildo@hotmail.com

Roniel Almeida da Silva, Universidade Federal do Piauí

Egresso do curso de Pedagogia da UFPI-CSHNB. ronielalmeida17@gmail.com

Gabriely de Moura Rocha, Universidade Federal do Piauí

Estudantes do curso de Pedagogia da UFPI-CSHNB. gabrielyrocha@ufpi.edu.br

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Pubblicato

2024-11-28

Come citare

DE CASTRO ARAÚJO, R.; DA SILVA, R. A.; ROCHA, G. de M. As Diretrizes para a Educação Escolar Quilombolas: : Direitos, Territórios e Resistências no Piauí. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 99–115, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/21277. Acesso em: 4 dic. 2024.