O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NO ÂMBITO DO MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL
Résumé
Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada através de estudos de fenômenos históricos a fim de compreender o processo de organização das mulheres negras no âmbito do movimento feminista no Brasil. Para tanto, foram estudados textos de Sueli Carneiro, Luiza Helena Bairros, Mariana Damasco, Edna Rolan, Branca Moreira Alves, entre outros. A partir da pesquisa foi possível contextualizar historicamente o surgimento do movimento feminista no Brasil, bem como o processo de percepção e organização das mulheres negras acerca das suas particularidades na luta pela igualdade de gênero e contra o racismo. Enfim, percebeu-se que as dimensões sociais ocupadas pelas diferentes individualidades as conduzem à organização conforme as demandas específicas dos grupos em que estão inseridas.Palavras-chave: Movimento Feminista. Racismo. Particularidades.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2017-11-24
Comment citer
SANTOS DE OLIVEIRA, R. C.; CHAGAS DE CARVALHO, Ítalo E. O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NO ÂMBITO DO MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/4150. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.