Teto de vidro: desconstrução dos discursos silenciados e autoria feminina negra em Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis

Auteurs-es

  • Daiane de Moura Rodrigues Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Résumé

A partir das produções literárias produzidas por mulheres afro-brasileiras, compreendidas através da escrita de Carolina Maria de Jesus (1914) e Maria Firmina dos Reis (1822), proponho reflexões acerca do apagamento destas escritoras ao longo dos tempos e como a desconstrução dos discursos femininos silenciados nos ajudam a compreender o percurso que elas traçaram, como se tornaram visíveis e de que maneira às suas produções ocuparam espaços na literatura brasileira ao romper com os discursos hegemônicos. Para tal intenção, o artigo será pautado em estudos de teóricas interseccionais como bell hooks, Angela Davis, Djamila Ribeiro, Lélia González, dentre outras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-04

Comment citer

DE MOURA RODRIGUES, D. Teto de vidro: desconstrução dos discursos silenciados e autoria feminina negra em Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/10955. Acesso em: 21 nov. 2024.