Projeto Paisagístico para e com a Escola Vida e Saber, Comunidade de Reforma Agrária do Junco I, Angical - Ba
Palabras clave:
Projeto participativo, Paisagismo, Escola, Assentamento de reforma agráriaResumen
Este artigo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFBA Campus Barreiras, defendido em 05/02/2024. Trata-se de um projeto participativo, em estágio de estudo preliminar que foi desenvolvido para e com a Comunidade do Junco I - um assentamento de reforma agrária, localizado no município de Angical/BA. Esta localidade nasceu de um assentamento de reforma agrária pioneiro na região Oeste da Bahia e nos dias atuais vivência necessidades de maior infraestrutura especialmente nas áreas de saúde, serviços públicos e educação. O trabalho foca em melhorias na escola da comunidade, foi desenvolvido por meio de uma metodologia participativa com estudantes, professores, moradores/as e contribui com propostas paisagísticas para a localidade, apresentando soluções para áreas de lazer na comunidade e na escola. O texto relaciona a escolha temática e metodológica deste projeto paisagístico como um legado da crescente consciência negra no Oeste da Bahia, a partir da interação dos sujeitos, neste caso uma estudante de arquitetura e urbanismo, com instituições públicas de ensino engajadas com o tema, como é o caso do IFBA.
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