Currículo Escolar Quilombola e os saberes ancestrais de dona Enedina: diálogos possíveis

Autores/as

Palabras clave:

Saberes ancestrais, Vó Enedina, Currículo, Educação Quilombola

Resumen

Este estudo tem como objetivo evidenciar os saberes ancestrais a partir da trajetória de vida da mulher quilombola, parteira e líder espiritual, Enedina Souza de Jesus, como possibilidade rica para a construção do currículo escolar quilombola, conectado aos saberes ancestrais que emergem e são praticados nos territórios quilombolas. O estudo é recorte fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada inicialmente em 2018 e concluída em 2021, tendo como instrumento de coleta de informações as entrevistas narrativas. As análises dos dados ocorreram por meio da análise antropológica interpretativa. Os saberes ancestrais que emergem na trajetória de vida de dona Enedina é fio condutor deste estudo para pensar o currículo escolar quilombola, as narrativas foram complementadas pela perspectiva de outras três mulheres, que em seus relatos revelam a importância de dona Enedina, que é percebida e recuperada na comunidade, por meio das memórias, dessas mulheres em sua experiência de vida.

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Biografía del autor/a

Naita Aparecida Nunes de Lima, Coletivo Marilene Matos /Unicamp

Quilombola do Barreiro Grande/Ba, membra do Coletivo Marilene Matos, Ativista Quilombola - CRQ. Mestranda em Antropologia Social (UNICAMP), especialista em Educação do Campo e Pedagoga (UNEB).

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Publicado

2024-11-28

Cómo citar

NUNES DE LIMA, N. A. Currículo Escolar Quilombola e os saberes ancestrais de dona Enedina: diálogos possíveis . Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 85–98, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22098. Acesso em: 4 dic. 2024.