Atuação Docente e Educação das Relações Étnico-raciais: Desafios e possibilidades da implementação da lei 10.639/2003 em uma escola de Barreiras-BA
Palabras clave:
Educação básica, Relações étnico-raciais, Atuação docenteResumen
Este artigo analisa os principais desafios e possibilidades para a implementação da lei 10639/2003 – que assegura o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira –, a partir da perspectiva de atuação de professores/as que lecionam em uma escola da rede estadual de Barreiras-BA. As reflexões aqui realizadas originaram-se do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores/as (UNEB). Sob uma perspectiva de educação antirracista e emancipatória que concebe a escola como um espaço privilegiado para a discussão de questões que fundamentam as relações em sociedade, realizamos o estudo das estratégias metodológicas de docentes que atuam na linha de frente da implementação da lei 10639/2003. Os resultados nos permitiram visualizar o impacto das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais a partir de suas limitações, mas também das potencialidades apresentadas.
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