Preconceito racial

Relações etnicorraciais em uma escola de Cotegipe-BA

Autores/as

Resumen

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa “Preconceito racial: Reflexões acerca das relações etnicorraciais em uma escola de Cotegipe-Ba”, desenvolvida com coordenadores, professores, diretor e alunos de uma escola estadual do município de Cotegipe (BA). A pesquisa objetivou analisar criticamente como ocorrem as relações etnicorraciais na escola, bem como as maneiras pelas quais a Lei 10.639/03 é trabalhada na instituição. A metodologia escolhida foi pesquisa de campo qualitativa, e o instrumento adotado para a coleta dos dados foi o questionário, contendo perguntas de múltipla escolha e discursivas, além da análise bibliográfica. Os resultados indicam a existência do preconceito racial na escola entre os alunos, ao mesmo tempo em que a temática de História e Cultura Afro-brasileira e Africana é pouco trabalhada, mesmo que todos os participantes da pesquisa a tenham considerado importante. Revelou-se também que os professores, coordenação e direção são carentes de formação continuada para o trato com o estudo e a educação das relações etnicorraciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

ROCHA DE JESUS, J.; RIBEIRO QUEIROZ, M.; PETRY TRAPP, R. Preconceito racial: Relações etnicorraciais em uma escola de Cotegipe-BA. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 86–108, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/12391. Acesso em: 21 nov. 2024.